sábado, 12 de novembro de 2016

Sapere aude!

     "A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. Sapere aude!" Assim Kant elucida um problema que se permeia através do tempo, a falta de liberdade nas atitudes do ser humano, a ausência do pensamento crítico e a dependência do indivíduo.
     O homem se limita em sua capacidade de ir além, se limita a ser o que dizem que ele tem que ser, o além-do-homem de Nietzsche se relaciona com o pensamento de Kant, se vê alcançando a maioridade enquanto observa outros indivíduos incapazes de tomar uma atitude para se libertar do jugo que eles mesmos se atrelam, tornando-se assim a natureza desses indivíduos, a falta de racionalidade do homem em ter sua posição sem a necessidade de outros tomarem alguma atitude por ele.
     Vemos o Estado fazendo o papel de condutor do indivíduo, vemos a religião fazendo esse papel, vemos a sociedade fazendo o papel, somos moldados pelo que está ao nosso redor, que norteia nossa vida, quando na verdade deveríamos nos moldar, seguir racionalmente nosso próprio caminho, quando nos libertamos dos grilhões que nos prendiam, parecemos escravos sem sentido na vida, desejamos retornar para nosso senhor, pelo simples fato de não termos coragem de prosseguir, precisamos continuar tendo um condutor para nossa vida, aprendemos a viver assim, como fazer para sair desse ciclo vicioso?
     As pessoas tem preguiça ou medo de ir além, preferem continuar acreditando em tudo que dizem para elas como se fosse verdade absoluta, ideias indignas de serem questionadas, por isso há uma reprodução em massa de indivíduos alienados, a construção do pensamento crítico se esvaiu e o resultado vemos dia após dia, onde pessoas seguem gurus cheios de pompa, mas sem nenhum fundamento, contínua incapacidade de caminhar com os próprios pés, disso resulta o icônico Sapere aude!
     Sapere aude! Ouse saber! Atreva-se a saber! revolucione a sua vida, leia mais, critique mais, compreenda mais, analise mais, nossos dias estão sendo marcados pela completa alienação e manipulação da população, Kant escreveu no século XVIII algo que é bem atual, porque tem pessoas que vivem hoje como se tivessem no século XVIII, necessitamos de um aprendizado contínuo, sobretudo sobre nós mesmos, reflexões e abordagens verdadeiras com o nosso interior, para que Sapere aude sejamos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário